Os preenchimentos faciais consistem na aplicação de materiais biocompatíveis, como ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio, em regiões do rosto onde se identifica a necessidade de atenuar rugas e sulcos ou mesmo se pretende melhorar proporções. O produto mais utilizado é o ácido hialurônico para estes fins.
O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, presente principalmente na pele. A sua função é a de reter água, aportando hidratação e volume. Com o processo de envelhecimento, esta substância se degrada e o organismo diminui a sua capacidade de reposição deste ácido. O resultado é a perda de volume, contorno e a aparição de rugas estáticas que dão ao rosto uma aparência envelhecida e cansada
Existem várias técnicas de preenchimento e a escolha de qual utilizar depende do local a tratar, os objetivos e produto utilizado. Em geral se utiliza cânulas ou agulhas para o procedimento e a escolha do dispositivo depende da experiencia do profissional e técnica empregada, além da área a ser tratada.
Os preenchimentos podem ser realizados em várias áreas do rosto:
Os efeitos da aplicação de preenchedores são visíveis imediatamente após o procedimento, mas após 7 dias esses efeitos costumam ser mais reais devido a resolução dos edemas pós aplicação. A duração dos efeitos gira em torno 12 a meses, havendo necessidade de sessões de manutenção.
As contraindicações aos preenchimentos são gravidez, lactação, lesões cutâneas no local de aplicação, alergia ao ácido hialurônico e uso de alguns medicamentos.
O procedimento é realizado em ambulatório, sob analgesia, após avaliação médica.
Os cuidados pós procedimento são simples e incluem evitar massagens no local de tratamento, usar filtro solar, fazer compressas locais com gelo e retornar ao médico para avaliar os resultados.
Se você deseja fazer sua harmonização facial com segurança, com produtos registrados na Anvisa, sem o risco de resultados exagerados, venha fazer a sua avaliação e se surpreenda.